Uma modelo de preço médio

Conceito básico
Tenho observado recentemente a estratégia de muitos traders de ações e até mesmo alguns holders que dizem que um mercado em queda é uma oportunidade. Se pararmos pra analisar esse tipo de comportamento, veremos que é algo parecido com o que ocorre com estratégias de daytrade quando notamos que o operador aumenta a mão na aposta já feita, normalmente aumentando o risco enquanto que no swing trade esse comportamento se apresenta particularmente quando o investidor acredita que o mercado vai subir, mas com uma baixa ele acaba se sentindo contrariado e aumenta o número de ativos ou até mesmo se alavancando em derivativos acreditando que sua tese final será bem sucedida futuramente. Essa estratégia é usadas por holders que fazem balanceamento de carteira para garantir que estejam comprando na baixa e vendendo na alta.

Aplicação de um modelo
Agora, imaginemos hipoteticamente que eu tenha um fundo para operar a estratégia A, e eu sei que quando ela vai mal, as cotas do fundo caem e vice-versa, chamemos esse fundo de fundo principal. Agora imagine que eu crie um segundo fundo, que chamaremos de fundo secundário, que investe metade de seu capital do fundo principal de forma permanente, e investe a outra metade do seu capital no fundo principal apenas quando a cota do fundo principal cai para baixo de X% e então resgata apenas quando retornar para o topo histórico. Para continuarmos a análise, agora vamos definir que o fundo principal é a estratégia A, e o fundo secundaria chamaremos de estratégia A derivada ou simplesmente Ad. Ao aplicar esse modelo na estratégia base proposta nesse projeto, teremos os seguinte resultado historicamente.
Aqui vão alguns pontos interessantes a serem observados:
  • O capital da estratégia Ad é maior que o da estratégia A;
  • A rentabilidade da estratégia A é maior que a da estratégia Ad;
  • A estratégia Ad tende a ser mais consistente que a A em qualquer espaço temporal;
  • Os rebaixamentos na estratégia Ad são mais raros, mais agudos e mais curtos;
  • Nos períodos de alta, a estratégia Ad possui os mesmos ganhos absolutos da A, mas devido o capital maior, a rentabilidade calculada é menor.
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